quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Você conhece os benefícios do Pilates para hipertensos?


Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão (2011), estima-se que há cerca de 50 milhões de pessoas com hipertensão no Brasil.
A patologia nada mais é do que o aumento da pressão arterial, ocasionado pelo excesso de ativação da proteína RAC1 e infelizmente é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
A doença, ainda sem causa definida, está relacionada a problemas cardíacos, porém não é uma relação direta, há inclusive entre as possíveis causas o sedentarismo, o estresse, má alimentação, entre outras.

O Pilates como recurso para Hipertensos
O método Pilates é uma das formas mais indicadas a pessoas com problemas cardíacos, sua execução promove um maior fluxo para os vasos sanguíneos, dessa forma, o agrupamento muscular inferior aumenta o retorno venoso e diminui o esforço do miocárdio, diminuindo estresse cardíaco.
Dessa forma, ao realizar os exercícios propostos pelo Método Pilates você obtém além das vantagens básicas, o auxilio diferenciado que ajuda a promover relaxamento muscular, alívio das tensões e nos impede de realizar apneia, descartando, portanto, todas as contraindicações recorrentes dos exercícios normais para pessoas que sofrem com hipertensão.
Lembrando, portanto, que a atividade aeróbica não proporcionará aumento de força significativo para melhorar a ação da bomba muscular.
 O Pilates é indicado como um dos melhores exercícios físicos para pessoas com hipertensão, o método auxilia no relaxamento muscular e alívio de tensões, mantendo o hipertenso no controle da doença, promove uma vida mais tranquila e relaxada, sem as contraindicações das outras atividades físicas já conhecidas.





Fonte: BlogPilates
escrito por: Viviane Vales 
20/02/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário